Compras Públicas e Licitações
Licitação é o procedimento utilizado para selecionar as propostas mais vantajosas destinadas à aquisição de bens e serviços.
Entenda o fluxo do processo de licitação:


Como participar do processo de licitação?
O Curso do Fornecedor foi elaborado com a
indicação clara de quais leis precisam ser lidas e de como devemos analisar os editais de licitação.
O curso pode ser feito de forma presencial (busque o SEBRAE) ou a distância, pela internet.
2. Aprenda a calcular os riscos
Pequenos problemas podem acarretar sanções e multas. Por tanto, a cada novo edital de licitação merece uma análise de bem aprofundada de riscos.
3. Cadastre-se no Portal de Compras ou no processo de Credenciamento como fornecedor
O Sistema de Cadastro de Fornecedores - SICAF é o Sistema que permite que fornecedores de todo o Brasil e mundo possam se cadastrar e ter acesso a Compras realizadas pelos órgãos públicos. Para participação em licitações públicas é necessário o cadastro no SICAF.
4. Leia e estude o edital antes de participar de uma licitação
Lembre-se, os principais pontos para ter êxito em uma licitação, é você estar em dia com suas obrigações empresariais e ler o edital para saber se esta adequo aquela licitação.